quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Miserável homem que sou!

"Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" (Romanos 7:24)

Todos nós estamos sempre oscilando entre alguma grandeza e alguma vileza. Quando encontramos qualquer coisa sublime em alguém, logo encontramos também uma parte desprezível e vulgar. Penso que isso é o que mantém nossa sanidade mental. Pois há em nós uma constante lembrança da perfeição, mas nada além de uma fraca lembrança, que traz consigo uma angustiante e incurável frustração: Ao mesmo tempo em que a vislumbramos percebemos também que ela não é nossa e que não podemos retê-la. Todo brilho humano é como o brilho da lua. Todo brilho humano é um brilho triste.

A glória não encontra morada em nós. Nem sequer a conhecemos, pois nenhum de nós a viu por tempo suficiente. Em contrapartida, convivemos intimamente com a fraqueza, a miséria, a decadência. Mas o que nos faz sofrer é também a nossa salvação. A transitória e intermitente presença da perfeição aliada à ultrajante miséria humana é o que cria em nós o desejo dos lúcidos. Para os que ignoram a primeira ou negam a segunda, não há esperança.

O desejo dos lúcidos é a cura. Alguns se aventuram em longas expedições e investem seus poucos anos de vida nesta procura louvável. Os que retornam, trazem suas teorias como troféus, esboçando grandes sorrisos e verdadeira crença. Não vivem o suficiente para prová-las; ninguém vive. Uma geração após a outra experimenta o dilema. Usar o remédio oferecido pelos antepassados ou entregar sua vida pela possibilidade de encontrar um novo?

É uma escolha um tanto deprimente. Mas todo sábio precisa optar por um dos famosos caminhos, e, seja qual for sua escolha, vários o seguirão. Confesso que vejo esses sábios como verdadeiros loucos. Os dois caminhos me parecem prenúncios da morte. Da minha morte. Ademais, consciente da minha própria impotência, não me anima a ideia de confiar minha existência a um semelhante meu.

O evangelho é a boa nova de uma terra distante. Só confio em Cristo porque seu reino não é deste mundo. Só ponho minha esperança nele porque descobri que ele não é um de nós. Sabendo que não conhecemos a cura, Jesus Cristo tomou o caminho inverso ao de nossos sábios. O remédio veio até nós. Mas o remédio veio para os doentes. E não apenas isso, o remédio veio para doentes desesperançados como eu. Aqueles que não se arriscam a ir e não se arriscam a ficar. O remédio veio para os que descreem dos homens.

Precisamos abrir os olhos para a feiúra que nos cerca; colocar o coração na “casa do luto”; considerar a morte e o fim como quem toma um antídoto contra o engano. De fato não temos muito tempo. Mas também precisamos contemplar a inegável amostra de glória que, assim como a estrela que anunciou o nascimento do Messias, brilha, e insiste em nos indicar o caminho.

2 comentários:

  1. Vamos tentar outra vez.
    Tenho visto que muito tenho a aprender! Lendo essas linhas, me vejo nadando entre, sob e sobre suas palavras, e com elas percebo o néscio que sou. Tantas buscas, ou nem tantas quantas deveriam ser. Me inspira em compreender, coisas, antes vistas, mas não compreendidas! Não há muito o que falar, talvez por pouco saber, por pouco entender, até mesmo por pouco buscar, mas jamais poderia eu deixar de comentar tão bem escritas linhas! Parabéns Mariana!

    ResponderExcluir
  2. nu... estou sem palavras... como você é sábia Mariana... a cada palavra que leio, me emociono por ver o quanto você é usada por Deus! você me deixou com lágrimas nos olhos... :´) sua inteligência é admirável, tenho orgulho de ter uma amigairmã tão especial assim!

    ResponderExcluir